Prof. Chandra Wickramasinghe

Astrónomo | Astrofísico | Astrobiólogo | Diretor do Buckingham Centre of Astrobiology

Reconhecido astrónomo, astrofísico e pioneiro da astrobiologia, distinguido pelas suas contribuições inovadoras na exploração do nosso lugar no Universo.
Ex-Fellow da Jesus College Cambridge e membro do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge. Antigo diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Astronomia da Universidade de Cardiff.
Director do Centro de Astrobiologia de Buckingham, na Universidade de Buckingham.
Professor Honorário na Universidade de Ruhuna, Sri Lanka. Professor Adjunto no Instituto Nacional de Estudos Fundamentais, Sri Lanka.

Nalin Chandra Wickramasinghe nasceu no Sri Lanka e foi educada no Royal College, Colombo e mais tarde na Universidade do Ceilão. Em 1960 obteve uma licenciatura em Matemática de Primeira Classe e ganhou uma bolsa de estudo da Commonwealth para prosseguir para o Trinity College Cambridge. Começou a trabalhar em Cambridge no seu grau de doutor sob a supervisão do falecido Sir Fred Hoyle, e publicou o seu primeiro trabalho científico em 1961. Recebeu o grau de Doutor em Matemática em 1963 e foi eleito Fellow of Jesus College Cambridge no mesmo ano. No ano seguinte, foi nomeado membro do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge. Aqui começou o seu trabalho pioneiro sobre a natureza da Interstellar Dust, publicando muitos trabalhos neste campo que levaram a importantes mudanças de paradigma na área da astronomia.
Nas últimas 4 décadas, tem vindo a visitar os Estados Unidos, Canadá, Japão e Sri Lanka.
É reconhecido como um dos principais especialistas em material interestelar, cometas e astrobiologia. Fez muitas contribuições importantes nestes campos, tendo publicado mais de 350 artigos nas principais revistas científicas, mais de 60 na revista Nature.
Juntamente com o falecido Sir Fred, foi pioneiro na teoria da Panspermia Cósmica, cujas provas se tornaram convincentes ao longo dos últimos anos.
É também o autor/co-autor de mais de 35 livros.

 

11:30 - 12:30

Conferência 24 de Abril

Panspermia Cósmica - Origem da vida